Organizações

MCA é uma organização promovida pela UFMB das igrejas locais para todas as mulheres da igreja (ou não), e oferece diferentes oportunidades para a mulher:

Envolver-se em missões através de estudos, ofertas e participação em atividades.

Dedicar seus talentos na ajuda ao próximo através de ação de amor e da proclamação do evangelho.

Capacitar-se para sua missão de esposa e mãe.

Aperfeiçoar-se física, espiritual e emocionalmente.

Desenvolver organizações missionárias para crianças, meninas e jovens.







A sigla JCA significa Jovens Cristãs em Ação. Este ministério jovem feminino se propõe a oferecer educação necessária ao crescimento espiritual da jovem cristã e atender as suas necessidades no contexto da vida atual, de acordo com os princípios e valores da Palavra de Deus. Oferecemos às jovens uma literatura séria, sadia, comprometida com os valores que edificam e dignificam a vida.

COMO ORGANIZAR UMA JCA NA SUA IGREJA
Abaixo estão os passos necessários para um trabalho organizado com as jovens da sua igreja:
1. Que haja uma pessoa interessada em organizar a JCA.
2. Que haja jovens interessadas.
3. Conversar com o pastor
4. Providenciar o material da organização.
5. Providenciar orientação sobre a JCA.
6. Orientar as jovens quanto ao trabalho a ser realizado.
7. Falar à igreja sobre o valor da JCA.
8. Marcar a data da reunião de organização da JCA, que deverá constar o seguinte:
  • Devocional
  • Inscrição do nome de todas as jovens da igreja na Caderneta de Relatórios da JCA.
  • Eleição e posse da diretoria da JCA.
  • Indicação do nome da orientadora e levar à MCA para a sua eleição.
  • Definição do dia das reuniões mensais.
  • Apresentação de um estudo, que poderá ser o da revista Desafio Missionário.
  • Confraternização      



 Mensageiras do Rei é uma organização missionária para meninas de 9 a 16 anos.
Na igreja, pode haver dois grupos: um para as meninas de 9 a 11 anos (pré-adolescentes) e outro para as de 12 a 16 anos (adolescentes). As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da organização respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização, enquanto que outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual.
Não é exigido da menina que seja convertida ou batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num meio de levá-la a ter uma genuína experiência de conversão ao lado de Cristo.



Crendo que cada criança é criada por Deus para ser uma pessoa íntegra, atuando em harmonia com os planos de Deus, o objetivo principal da Divisão Crianças da União Feminina Missionária Batista do Brasil é oferecer experiências de ensino-aprendizagem para o segmento infantil, através da organização Amigos de Missões, propondo-se a ajudar a criança a crescer espiritualmente de uma forma saudável. O conhecimento da obra missionária e o envolvimento da criança nessa obra constituem o cerne do ministério da organização.

Através de brincadeiras, atividades orientadas e projetos especiais promovidos nos encontros dos Amigos de Missões, a criança tem a oportunidade de começar a descobrir seus dons e praticá-los para a edificação da igreja.
A Divisão Crianças tem como objetivo secundário a capacitação de líderes de crianças, produzindo literatura, recursos e treinamento que aperfeiçoem o dom do ensino.
Nosso público alvo são as crianças de quatro a oito anos de idade.